domingo, agosto 15, 2010

Fotografia Miksang






Nas minhas férias, lendo a revista Vida Simples, descobri a existência da fotografia Miksang, ou contemplativa, criada pelo mestre tibetano Riponche. Desde que comecei a fotografar fiz este tipo de foto, sem saber que tinha nome. Na época da fotografia com filmes eu senti uma culpa imensa de gastar as películas com fotos sem enquadramento, fotos sem sentido, feitas pela emoção do fazer. Depois que comprei a primeira câmara digital, a culpa culpa diminuiu um pouco, passou a ser uma culpa menor (pelo "nonsense" do fazer), mas ainda existia. Confesso que sempre me senti culpada por esse capricho de fotografar o nada, o coisa alguma, os detalhes da arquitetura, os detalhes de outras coisas. Agora estou feliz, descobri que essa fotografia era arte e não mais uma esquisitise das minhas. Os nomes nos ajudam a encontrar a sanidade (boa frase para o Twitter). Libertei-me e fiz meu primeiro ensaio Miksang assumido. Tirei fotos de São Paulo andando em um carro, fotografei tudo o que me permiti ver. O processo é muito relaxante, faz pensar, tem mesmo um quê de meditação. O resultado está aí e, é claro, já fiz uma página, que ainda falta fotografar.

4 comentários:

Audrin De Boni disse...

Oi M inha amiga,
Também estou com saudade de ti. Sabes, também sempre adorei este tipo de fotografia, principalmente quando elas enquadram cenas de fachadas arquitetônicas relevantes para mim. Certa vez fiz uma viagem onde tirei quase 3000 fotos e destas, apenas 1/3 tinham figuras humanas...Ah! mas nunca senti culpa por isto...rsrsrs
Abração grandão!!!!
Audrin De BOni

Dani Fai disse...

Rosi

que descoberta legal!!!

Eu também amo estas fotos!!!

Eu tinha umas vinte fotos que minha filha, de sete anos, tirou brincando com a máquina no retorno da casa da minha sogra no Cassino.

Ela fotografou muita coisa da estrada e partes internas do nosso carro também.

Sabe o que aconteceu depois de baixar todas as fotos? É claro que deletei estas... Snif snif!!! Elas eram lindas...

A gente sempre se prende ao certo e errado!!! Ao que é padrão!!!

Obrigada por dividir!!!

Tania Martyns disse...

Rosi ,
também estou com saudades ,imagina o Caos 3 que delícia !!!!
Comprei para mim uma Cuttlebug ,como lembro de ti cada vez que uso a minha !
Bom,sobre os móveis ,eu e o Márcio ( meu marido ) que os fizemos ,eu fiz vários móveis aqui de casa ,sem ter noção nenhuma de móveis ,fui aprendendo fazendo .
Fiz os quartos dos meus filhos ,cozinha ,lavanderia ,estante para TV ,etc ...como os espaços aqui em casa são muito pequenos ,um móvel planejado é o ideal .
Eu sempre brinco dizendo que o projeto é meu e a execução é do Márcio ,rsrs.
Vou te enviar um email com umas fotos para tu ver alguns móveis que eu fiz ,o que achas ?

Beijossssssss,
bom final de semana e bom feriado !

Docinho disse...

Linda fotos!