quinta-feira, fevereiro 26, 2009

Sanduíche do Popaye

Não, esse não é um blog de receitas, não é o ScrapGourmet da Carmem, mas o blog dela sempre me dá vontade de postar alguma receitinha minha com foto. Como estou de forno novo na casa nova, fiz este sanduíche de espinafre, que é maravilhoso, fácil de fazer e gostoso demais. É só para verem e para dar água na boca, enquanto esperam os próximos posts (estou sem tempo para postar, mas com tempo para fazer!).

RECEITA:

Não é uma receita precisa. Eu uso um pão de forma sem casca (aquele branco que já vem sem a casca), duas embalagens de espinafre limpinho, só com as folhas, que tem no Zaffari, uma cebola média a pequena, óleo de oliva, sal, uns 3 ou 4 ovos, e um meio litro de leite, mais uma embalagem bem cheia ou duas pequenas de queijo em lascas. OU seja, faço com o "olhômetro".Faço assim, nestas etapas:


1 - Refogo o espinafre em uma panela com a cebola e com o azeite, coloco sal e um pouco de pimenta. O espinafre some, vira um nada, por isso uso duas embalagens do limpo ou um molho gigante.

2 - Bato os 3 ou 4 ovos (4, se pequenos) com o leite, tempero com sal e, às vezes, coloco ervas finas ou outros temperos.

3 - Unto uma forma de vidro com o óleo de oliva e coloco uma camada de pão, molhando-a com a metade do leite/ovos.

4 - Coloco o refogado de esfinafre em cima e cubro com muuuuuuuito queijo, mas muito queijo mesmo.

5 - Corto o pão restante em triângulos (só cortar no meio em diagonal) e coloco-os por cima, meio encaixados, desencontrando as camadas, só para ficar bonito.

6 - Derramo o leite com ovos restante por cima, molhando bem e ainda coloco mais um queijinho ralado.

7 - Fica mais lindo ainda (e bom) se derramamos uma lata de ervilhas por cima (sem o líquido), pois as bolinhas preenchem os espaços e fica com cara de página de scrap "repolhuda". Só não botei nesse porquê minhas meninas não gostam de ervilha.

8 - Forno até dourar e está pronto. Derrete na boca.

Faço ainda uma versão sem espinafre, substituindo-o por presunto e queijo picados. Essa versão agrada a todos, mas, na minha opinião, não é tão gostosa. 

3 comentários:

Ligiane Panosso disse...

haaaa posta a receitaaaaaaa ai pra nós vai...

Carmem Lucia Calvo disse...

Hummm, que delícia! Já fiz esta receita com presunto e queijo, com espinafre deve ficar ótimo!
Bjks

aaaaa disse...

Rosi...
Tu de bom que receita.... Por isso que as gurias sempre foram "boas" de garfo...
Com carinho Chá